SISTEMA DE VARIANTES FÍSICAS DE GRACELI [SDCTIE, TENSORES DE GRACELI E O INFINITO-DIMENSIONAL]. E CATEGORIAS FÍSICAS DE GRACELI.
ONDE ESTES SÃO AGENTES FUNDAMENTAIS REPRESENTADOS PELA MATÉRIA, ELEMENTOS QUÍMICOS, ESTRUTURA ELETRÔNICA DO ELEMENTOS, GRAUS ESPECÍFICOS DE VARIAÇÕES DE ENERGIAS E TRANSFORMAÇÕES EM INTERAÇÕES, E OUTROS.
SENDO AS CATEGORIAS FÍSICAS DE GRACELI [TIPO, NÍVEIS, POTECIAIS DE AÇÃO, TRANSFORMAÇÕES, INTERAÇÕES] E OS ESTADOS FÍSICOS E ESTADOS DE GRACELI.
A Lei de Planck para radiação de corpo negro exprime a radiância espectral em função do comprimento de onda e da temperatura do corpo negro.
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
A tabela seguinte descreve as variáveis e unidades utilizadas:
Variável Descrição Unidade radiância espectral J•s−1•m−2•sr−1•Hz−1 frequência hertz temperatura do corpo negro kelvin constante de Planck joule / hertz velocidade da luz no vácuo metros / segundo número de Euler sem dimensão constante de Boltzmann joule / kelvin - X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
O comprimento de onda está relacionado a frequência como (supondo propagação de uma onda no vácuo):
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
Pode-se escrever a Lei de Planck em termos de energia espectral:
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
A energia espectral também pode ser expressa como função do comprimento de onda:
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
Max Planck produziu esta lei em 1900 e a publicou em 1901, na tentativa de melhorar a expressão proposta por Wilhelm Wien que adequou dados experimentais para comprimentos de onda curtos desviados para comprimentos de onda maiores. Ele estabeleceu que a Lei de Planck adequava-se para todos os comprimentos de onda extraordinariamente bem. Ao deduzir esta lei, ele considerou a possibilidade da distribuição de energia eletromagnética sobre os diferentes modos de oscilação de carga na matéria. A Lei de Planck nasceu quando ele assumiu que a energia destas oscilações foi limitada para múltiplos inteiros da energia fundamental E, proporcional à freqüência de oscilação [1]:
.
Planck acreditava que a quantização aplicava-se apenas a pequenas oscilações em paredes com cavidades (que hoje conhecemos como átomos), e não assumindo as propriedades de propagação da Luz em pacotes discretos de energia. Além disto, Planck não atribuiu nenhum significado físico a esta suposição, mas não acreditava que fosse apenas um resultado matemático que possibilitou uma expressão para o espectro emitido pelo corpo negro a partir de dados experimentais dos comprimentos de onda. Com isto Planck pôde resolver o problema da catástrofe do ultravioleta encontrada por Rayleigh e Jeans que fazia a radiância espectral tender ao infinito quando o comprimento de onda aproximava-se de zero, o que experimentalmente não é observado. É importante observar também que para a região do visível a fórmula de Planck pode ser aplicada pela aproximação de Wien e da mesma forma para temperaturas maiores e maiores comprimentos de onda podemos ter também a aproximação dada por
Em física, comprimento de Planck, denotado por ℓP, é uma unidade de comprimento igual a 1,616199(97) × 10−35 m e corresponde à distância que a luz percorre no vácuo durante um tempo de Planck. É unidade básica do Sistema de Unidades de Planck.
O comprimento de Planck pode ser definido a partir de três constantes físicas fundamentais, quais sejam: a velocidade da luz no vácuo c, a constante de Planck e a constante gravitacional.
O comprimento de Planck desempenha uma função importante na física moderna, pois para comprimentos inferiores a este, tanto a mecanica quântica, como a relatividade geral deixam de conseguir descrever os comportamentos de particulas. Espaços inferiores ao comprimento de Planck têm sido alvo de exaustiva investigação na busca de uma teoria unificadora da relatividade com a mecânica quântica.
Valor
O comprimento de Planck ℓP é definido como
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
onde é a velocidade da luz no vácuo, G é a constante gravitacional e ħ é a constante de Planck reduzida.[1][2]
O comprimento de Planck é aproximadamente 10−20 vezes o diâmetro de um próton.
Em física, o tempo de Planck, (tP), é a unidade de tempo no sistema de unidades naturais, conhecidas como unidades de Planck. Neste intervalo de tempo a luz viaja, no vácuo, uma distância que define a unidade natural conhecida por comprimento de Planck.[1] A unidade recebe esse nome em referência a Max Planck, o primeiro a propô-la.
O tempo de Planck é definido como:
- [2]
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
onde:
- é a constante de Planck reduzida
- G = constante gravitacional
- c = velocidade da luz no vácuo
- s é a unidade de tempo do sistema internacional, o segundo.
Os dois dígitos entre parênteses denotam o erro padrão do valor estimado.
Tempo de Planck é o tempo passado sobre o Big Bang a partir do qual as implicações da teoria da relatividade geral passaram a ser válidas. Este intervalo de tempo situa-se na ordem dos 10−43 s. Para regressões menores que o tempo de Planck é necessária uma teoria quântica da gravidade para explicar os fenômenos observados. Embora separado do instante inicial por uma fração ínfima de segundo, o Tempo de Planck não se confunde com o momento do Big Bang, porque a matéria energia passou por mudanças dramáticas naqueles pedaços infinitesimais de tempo que se sucedera a ocorrência da explosão inicial, que permitiu a expansão das 3 dimensões espaciais a que estamos acostumados a viver (altura x largura x profundidade) ao longo da 'linha do tempo'.
Em física, a unidade de energia no sistema de unidades naturais conhecida como unidades de Planck é chamada a energia de Planck, notada por EP.
- 1.956 × 109 J 1.22 × 1019 GeV 0.5433 MWh
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
onde c é a velocidade da luz no vácuo, é a constante de Planck reduzida, e G é a constante gravitacional. EP é a derivada, como oposta a básica, unidade de Planck.
Um definição equivalente é:
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
onde é o tempo de Planck.
A massa de Planck é a unidade de massa, notada por mP, no sistema de unidades naturais conhecido por unidades de Planck. Nomeadas em homenagem a Max Planck, é a massa para a qual o raio de Schwarzschild é igual ao comprimento Compton dividido por π.
O valor da massa de Planck se expressa por uma fórmula que combina três constantes fundamentais, a constante de Planck (h), a velocidade da luz (c) e a constante de gravitação universal (G):
sendo a constante reduzida de Planck.
A CODATA 2002 - recomendou que o valor para a massa de Planck é 2,176 45(16) × 10−8 kg, aonde a parte entre parênteses indica a incerteza nos últimos dígitos mostrados — que é, um valor de 2,17645 × 10−8 kg ± 0,00016 × 10−8 kg.
Físicos de partículas e cosmólogos frequentemente usam a massa Planck reduzida, a qual é
- ≈ 4,340 µg.
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
Adicionando o 8π simplifica várias equações em gravidade.
Diferentemente da maioria das outras unidades de Planck, a massa de Planck está em uma escala mais ou menos concebível a humanos, como a massa corporal de uma pulga é aproximadamente 4000 a 5000 mP.
As unidades de Planck ou unidades naturais são um sistema de unidades proposto pela primeira vez em 1899 por Max Planck. O sistema mede várias das magnitudes fundamentais do universo: tempo, longitude, massa, carga elétrica e temperatura. O sistema se define fazendo que estas cinco constantes físicas universais da tabela tomem o valor 1 quando se expressem equações e cálculos em tal sistema.
O uso deste sistema de unidades traz consigo várias vantagens. A primeira e mais óbvia é que simplifica muito a estrutura das equações físicas porque elimina as constantes de proporcionalidade e faz com que os resultados das equações não dependam do valor das constantes.
Por outra parte, se podem comparar muito mais facilmente as magnitudes de distintas unidades. Por exemplo, dois prótons se repelem porque a repulsão eletromagnética é muito mais forte que a atração gravitacional entre eles. Isto pode ser comprovado ao ver que os prótons têm uma carga aproximadamente igual a uma unidade natural de carga, mas sua massa é muito menor que a unidade natural de massa.
Também permite evitar bastantes problemas de arredondamento, sobretudo em computação. Entretanto, têm o inconveniente de que ao usá-las é mais difícil perceber-se os erros dimensionais. São populares na área de investigação da relatividade geral e a gravidade quântica.
As unidades de Planck podem ser chamadas (por ironia) pelos físicos como as "unidades de Deus". Isto elimina qualquer arbitrariedade antropocêntrica do sistema de unidades.
Tabela 1: Constantes físicas fundamentais
Constante | Símbolo | Dimensão |
---|---|---|
velocidade da luz no vácuo | L / T | |
Constante de gravitação | L3/T2M | |
Constante reduzida de Planck | onde é a constante de Planck | ML2/T |
Constante de força de Coulomb | onde é a permissividade no vácuo | M L3/ Q2 T2 |
Constante de Boltzmann | M L3/T2K |
Expressão de leis físicas em unidades de Planck
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- utilizando unidades de Planck.
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- A energia de uma partícula ou fóton com frequência radiante em sua função de onda
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- A famosa equação de massa-energia de Einstein
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- (por exemplo, um corpo com uma massa de 5.000 unidades de Planck de massa tem uma energia intrínseca de 5.000 unidades de Planck de energia) e sua forma completa
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- A unidade de temperatura se define para que a media de energia térmica cinética por partícula por grau de libertade de movimento
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se converte em
- .
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- se convertem respectivamente em
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- X
- SISTEMA DE VARIANTES DE GRACELI
- utilizando as unidades de Planck. (Os fatores podem ser eliminados se for normalizado, em vez da constante de força de Coulomb .)
Unidades de Planck básicas
Ao dar valor 1 às cinco constantes fundamentais, as unidades de tempo, comprimento, massa, carga e temperatura se definem assim:
Tabela 2: Unidades de Planck básicas
Nome | Dimensão | Expressão | Equivalência aproximada no Sistema Internacional |
---|---|---|---|
Tempo Planck | Tempo (T) | 5.39121 × 10−44 s | |
Comprimento de Planck | Comprimento (L) | 1.61624 × 10−35 m | |
Massa de Planck | Massa (M) | 2.17645 × 10−8 kg | |
Carga de Planck | Carga elétrica (Q) | 1.8755459 × 10−18 C | |
Temperatura de Planck | Temperatura (ML2T−2/k) | 1.41679 × 1032 K |
Unidades de Planck derivadas
Como em outros sistemas de unidades, as magnitudes físicas derivadas podem ser definidas baseando-se nas Unidades de Planck.
Tabela 3: Unidades de Planck derivadas
Nome | Dimensão | Expressão | Equivalência aproximada no Sistema Internacional |
---|---|---|---|
Energia de Planck | Energia (ML2/T2) | 1.9561 × 109 J | |
Força de Planck | Força (ML/T2) | 1.21027 × 1044 N | |
Potência de Planck | Potência (ML2/T3) | 3.62831 × 1052 W | |
Densidade de Planck | Densidade (M/L3) | 5.15500 × 1096 kg/m³ | |
Frequência angular de Planck | Frequência (1/T) | 1.85487 × 1043 rad/s | |
Pressão de Planck | Pressão (M/LT2) | 4.63309 × 10113 Pa | |
Corrente elétrica de Planck | Corrente elétrica (Q/T) | 3.4789 × 1025 A | |
Tensão elétrica de Planck | Tensão elétrica (ML2/T2Q) | 1.04295 × 1027 V | |
Resistência elétrica de Planck | Resistência (ML2/T Q2) | 2.99792458 × 10¹ Ω |
Unidades de Planck simplificam as equações principais da física
Ordinariamente, grandezas físicas que tem diferentes dimensões (tais como tempo e comprimento) não podem ser equiparadas, mesmo que sejam numericamente iguais (1 segundo não é o mesmo que 1 metro). Contudo, em física teórica este critério pode ser anulado de maneira a simplificar cálculos. O processo pelo qual isto é feito é chamado "adimensionalização". A tabela 4 mostra como unidades de Planck, pela escolha dos valores numéricos das cinco constantes fundamentais à unidade, simplificam muitas equações da física e fazem-nas adimensionais.
Tabela 4: Equações adimensionalizadas
Forma usual | Forma adimensionalizada | |
---|---|---|
Lei de Newton de Gravitação Universal | ||
Equação de Schrödinger | ||
Relação de Planck relacionando a energia de partícula à frequência angular de sua função de onda | ||
Equação massa/energia da relatividade restrita de Einstein | ||
Equações de campo de Einstein da relatividade geral | ||
Energia térmica por partícula por grau de liberdade | ||
Lei de Coulomb | ||
Equações de Maxwell |
Comentários
Postar um comentário